fbpx

Suco integral, néctar e refresco. Saiba qual é a diferença!

Qual o melhor tipo de suco para uma vida saudável?

Você está no mercado, decide comprar um suco e há um corredor inteiro de opções que dizem ser naturais, integrais, saudáveis… Saber exatamente qual possui mais fruta de verdade é sempre uma dúvida que bate naqueles que se preocupam uma alimentação balanceada, saúde e bem-estar – ou seja: todos nós. A importância de identificar os processos e diferenças de cada um é tão essencial, que a legislação é rigorosa e define com detalhes as diferenças entre as bebidas.

 

Por isso, uma boa dica para o consumidor é ficar atento aos rótulos. Neles, há a descrição do tipo de suco, e cada tipo diz algo sobre o produto. Vamos começar pela diferença entre Suco Integral, Néctar e Refresco?

Suco Integral

A designação Integral vem de integridade. Ou seja: é o suco de uma fruta em sua integridade, in natura, sem adição de açúcares, corantes e nem mesmo água. Ou seja, o suco é um produto da fruta sem diluição para render. E isso independe se o suco é armazenado em embalagem de vidro, de PET ou de garrafinha.
É importante lembrar que apesar do suco ser integral, algumas marcas do mercado possuem conservantes. Por isso, é muito importante olhar o contrarrótulo.

Néctar

Já o Néctar é o suco feito a partir de parte fruta, parte água e parte açúcar. Pela legislação Normativa N°12 de 04 de setembro de 2003, néctar representa de 30% à 50% de concentração da fruta dentro do suco. Ou seja, o restante pode ser  composto por adoçantes, corantes, conservantes ou outros aditivos, além de ser diluído em água.

Refresco

Os refrescos são bebidas de frutas com menos de 25% de teor de fruta. É o suco feito a partir da fruta, mas de maneira discreta, feita do extrato ou de parte vegetal do alimento, adicionado de água e podendo ou não ser acrescido de açúcar. E ainda pode ser acrescido de aromas artificiais, conservantes, corantes previstos na RDC N°8 de 06 de março de 2013.

Portanto, a opção mais saudável entre as industrializadas é, sem dúvida, a dos sucos integrais. Principalmente para aqueles que estão buscando uma dieta saudável, seja para emagrecimento, controle de peso ou apenas buscando bem-estar.

A Campo Largo possui sucos integrais no seu catálogo. Um dos mais consumidos e conhecidos é o suco de uva integral, que além de muito saboroso, é frequentemente associado com a melhoria da saúde do coração, com a redução do colesterol e com a aceleração do metabolismo, reduzindo a absorção de gordura. Conheça os outros sucos integrais da nossa linha: maçã, laranja, uva branca e tangerina integral!

Por Aline Quissak – Consultora Nutricional Campo Largo

Conheça Outras
Bebidas da Nossa Família