fbpx

Dicas para você ter uma vida mais sustentável

Conhece o termo upcycle

Uma atitude sustentável onde se reutiliza um objeto que iria para o lixo, dando a ele com um pouquinho de criatividade, uma nova função.

Mesmo sendo muito importante, o processo de reciclagem utiliza energia, combustível e tempo de transporte dos caminhões para levar os materiais até o local adequado, por isso é importante sempre ter certeza de que você reutilizou tudo o que podia antes.

Com o crescimento da vida útil dos objetos por meio da reutilização, o processo de reciclagem se tornou muito mais eficiente.

Uma opção é fazer na sua casa você a separação de sacolas, sacos de papel, caixas, papéis e outros materiais que pode ser reciclado, e sempre guardando em um local diferente do lixo orgânico. O ideal é que apenas o lixo não reciclável seja enviado para os aterros.

Uma dica é procurar ter o hábito de conservar os objetos antes de jogá-los fora, dando a eles uma nova função. Dessa maneira você economiza na compra de novos e ainda ajuda o planeta.

Então como reutilizar o lixo?

Pode começar roupas e embalagens, onde sua aparência é modificada mais facilmente para que possa ter uma nova função. Por exemplo, uma garrafa pet pode se transformar em um objeto de brincadeira enquanto uma camiseta velha pode se transformar em um pano de chão. Outra opção muito válida também é a doação. Muitas vezes uma roupa apenas saiu de moda, ou a gente se cansou dela, então se a peça está em boas condições de uso pode e deve ser doada para alguém que esteja passando por necessidades. 

Outros itens que temos em casa e achamos que não tem mais uso são as rolhas de vinho, que podem ser transformadas em ótimas ferramentas de arte, como uma decoração para molduras de quadros.

O reaproveitamento de alimentos é muito importante em diversas questões atuais como o desperdício, poluição, entre outros.

As frutas cítricas podem ser usadas para fazer um azeite cítrico caseiro. Basta triturar as cascas com um pilão e um pouco de óleo. Depois acrescente em um frasco com mais óleo e deixe por seis horas. Depois desse período, troque o recipiente e está pronto para uso em sua salada;

Outro alimento que pode ser reaproveitado é a borra de café, que pode ser usada como esfoliante para pele, estimulador do crescimento capilar, neutralizador odores, entre outros usos. Ela também pode ser usada para a compostagem.

A compostagem não só ajuda uma forma de reaproveitamento de alimentos mas também é um meio de redução da emissão de gases.

Outra dica para finalizar, é que se você sofre com o açúcar mascavo endurecido, tente adicionar casca de limão para mantê-lo úmido e maleável;

Precisamos começar a fazer reciclagem e a preservar nossos recursos naturais. Assim a qualidade de vida aumenta e garantimos um futuro melhor para as próximas gerações.

Conheça Outras
Bebidas da Nossa Família